O Outubro Rosa se refere a ações internacionais voltadas para o controle do câncer de mama. O foco é promover eventos técnicos, debates e apresentações que contribuam com a redução da mortalidade.
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário, e de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres. Contudo, por mais que sejam 1% do total de casos, os homens também podem desenvolver a doença.
A Gincana do Caminhoneiro, realizada pela revista Caminhoneiro com patrocínios da Iveco e dos postos Petrobras da Rede Siga Bem apoia essa causa e está junto com o movimento.
Previna-se!
Durante o mês de outubro, a GDC, em apoio à campanha, vai oferecer aos participantes uma cartilha, destacando a importância do diagnóstico precoce da doença, considerando que quanto mais cedo for detectado, maiores as chances de sucesso no tratamento.
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário, consequente de uma disfunção em determinadas células do corpo.
A doença pode evoluir de várias formas, se desenvolvendo rapidamente ou devagar. Em alguns casos é se mantém imperceptível até que atinja um estado crítico. Por isso, é importante ter atenção!
Quando detectado de maneira precoce, o tratamento pode ser menos agressivo e com grandes chances de sucesso.
Por isso, todas as mulheres devem conhecer seus corpos para saber o que é ou não normal em suas mamas e, a partir dos 20 anos, tomar todas as precauções necessárias.
Se cuidar é fundamental
Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a orientação brasileira de prevenção ao câncer de mama mantém a mamografia como o método mais importante para a redução da mortalidade.
O autoexame é eficiente em alguns casos, porém, a partir dos 50 anos a mamografia de rotina deve ser feita.
A mamografia é um raio-x das mamas, que ajuda a detectar possíveis sinais de câncer de mama antes mesmo do nódulo ser formado.
A mamografia diagnóstica, exame feito com a intenção de analisar possíveis lesões nas mamas, é encorajada para as mulheres de todas as idades.
Atualmente, é possível realizar exames e tratamentos para câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantido pelo Ministério da Saúde a partir de uma prescrição médica.
Se você notou alguma alteração nas mamas durante o autoexame, mantenha a calma. O passo seguinte é procurar um médico o quanto antes e realizar os exames mais precisos.
Para saber mais sobre o Outubro Rosa e conhecer sua história, acesse: http://www.outubrorosa.org.br/
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na GDC em sua região!