Com etapas nas cidades de Sapucaia e Resende, ação oferecerá aos estradeiros de passagem pelo estado atendimentos rápidos de saúde e momentos de ‘descompressão’
Faltava o Rio de Janeiro para completar a passagem das comitivas da 29ª Gincana do Caminhoneiro pela região Sudeste! Ainda neste mês, a maior ação itinerante das estradas brasileiras fará sua estreia em solo carioca.
As cidades de Sapucaia e Resende foram escolhidas para sediarem, respectivamente, a 78ª e a 80ª etapas do circuito, viabilizado pelos postos Petrobras da Rede Siga Bem e pela IVECO, que se uniram para auxiliar o transportador rodoviário de cargas a vencer os desafios da profissão. A receptividade foi tanta que cerca de 9,3 mil estradeiros já passaram pelos atendimentos de saúde da ação itinerante e 20 deles já consideram a possibilidade de levar para casa um caminhão zero km da linha IVECO Tector por sua habilidade no volante.
Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura -, a 29ª Gincana do Caminhoneiro estará em Sapucaia nos dias 23 e 24 de janeiro, no Posto 3 D (km 37 da BR 393) e em Resende, nos dias 28 e 29 de janeiro, no Posto Embaixador (Rod. Presidente Dutra, km 299).
Em cada etapa é montada uma infraestrutura com atendimentos de saúde, incluindo testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura, orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade e vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria Municipal de Saúde de cada cidade). A iniciativa inclui a conscientização de manter condutas para evitar o contágio e disseminação do Coronavírus, como a necessidade contínua de máscaras (como usá-las e a maneira ideal de desinfecção), passando pelo hábito de lavar sempre as mãos e usar álcool gel, até a importância da higienização da cabine do caminhão.
Afinal, diante da pandemia, o caminhoneiro precisa ter cuidados também com seu ‘instrumento de trabalho’. Por isso, após passar pelo circuito de saúde, ele será convidado a ir para a pista da arena da GDC, onde instrutores darão uma aula prática de higienização da cabine do caminhão, demonstrando a importância da desinfecção de pontos da boleia (maçaneta, volante, marcha, retrovisor, por exemplo), que estão mais sujeitos à contaminação.
Após conferir a prática da orientação de descontaminação, o caminhoneiro tem ainda a chance de testar sua habilidade no volante no percurso do slalom, desviando dos cones e procurando chegar no menor tempo possível, sem velocidade, mas com destreza.
Os motoristas que tiverem as melhores performances em Sapucaia e Resende estarão classificados para a quinta semifinal da temporada, que acontecerá no dia 13 de março, em Fazenda Rio Grande/PR. Na ocasião, os 18 classificados na 73ª a 90ª etapas estarão reunidos para disputar cinco vagas para a grande final, que premiará o vencedor com um caminhão IVECO Tector zero km.
A participação nas ações da 29ª Gincana do Caminhoneiro é gratuita, sendo necessário apenas apresentar CNH categorias C, D ou E. Para efeito de classificação, o participante do teste de habilidade deve ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, é necessário apresentar comprovante de consumo de R$ 500 em abastecimento feito no posto sede da etapa ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.
*A 78ª etapa acontece dias 23 e 24 de janeiro, no Posto 3 D (km 37 da BR 393), em Sapucaia/RJ
*A 80ª etapa acontece nos dias 28 e 29 de janeiro, no Posto Embaixador (Rod. Presidente Dutra, km 299), em Resende/RJ.
* O horário das etapas é das 8h às 18h. E, para não gerar aglomeração, haverá um limite seguro de participação para não formar filas. Isso pode fazer com que as inscrições sejam encerradas antecipadamente
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na GDC em sua região!